Odontogeriatria em Cubatão

Odontogeriatria em Guarujá | Vicente de Carvalho

Odontogeriatria é a odontologia voltada para os idosos. Nela, uma atenção especial é dada aos pacientes idosos e aos seus problemas bucais.

A boca da pessoa idosa necessita de cuidados especiais, pois com o passar dos anos a tendência de cárie e doenças na gengiva aumenta e a ida do paciente ao consultório se torna menos frequente.

Na boca de um paciente idoso podemos notar as seguintes mudanças:

• A “pele que recobre a parte de dentro da boca” (mucosa) fica mais sensível e fina (assim como a pele do corpo todo);
  • A cor dos dentes pode mudar;
  • Retrações na gengiva deixando a raiz exposta são mais comuns;
  • Os desgastes nos dentes e raízes são maiores;
  • Normalmente, os dentes são menos sensíveis;
  • Pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva causando a secura na boca;
  • “Sentir menos” o gosto dos alimentos, o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta. Não abuse dos temperos.

Problemas comuns

Os problemas mais comuns são a cárie e a doença na gengiva (periodontal). Eles ocorrem quando existe a união de alguns fatores como: má higiene oral, diminuição da salivação, má alimentação e principalmente a falta de cuidados especiais. As próteses dentárias “gastas” (com muitos anos de uso) que não são trocadas no tempo certo podem causar problemas na gengiva, osso e nos dentes naturais que estão à sua volta. Até mesmo “tumores” podem surgir de uma prótese dentária (como dentaduras e pontes, por exemplo) mal adaptada!

A saúde oral da pessoa idosa precisa de uma atenção extra. Um profissional bem treinado é capaz de reconhecer as reais necessidades de seu paciente e dar a ele todas as armas para combater os problemas bucais, além de participar diretamente neste combate. Paciência, carinho e atenção dobrados são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Manter a saúde bucal é muito importante, pois somente com uma boca saudável é possível ter uma vida saudável. Estudos recentes têm mostrado que alguns problemas em nossa boca podem ter relação com outros acontecimentos como, por exemplo: partos prematuros, problemas cardíacos e pneumonias aspirativas. Nunca é demais dizer que a “saúde começa pela boca”.

Entre em contato e solicite um orçamento!

Faça uma visita á Clínica localizada na Avenida Martins Fontes, 825, Cubatão / SP

Uma realidade cada vez mais presente na Odontologia é a integração entre as especialidades odontológicas, com o objetivo de garantir um melhor resultado técnico e uma maior satisfação do paciente.