Se você sente os seus dentes sensíveis ou doloridos ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou frias, doces ou ao respirar ao muito gelado, isso significa que você tem sensibilidade dentária.

 

Isso ocorre quando o esmalte protetor dos dentes é desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte, quando há retração da gengiva ou erosão nos dentes. Esses fatores deterioram o esmalte protetor do dente e deixam a dentina, região conectada ao nervo central do dente exposta e debilitada.

Mas não se preocupe; este problema tem tratamento e pode ser curado: Uma higiene bucal correta, o uso de fio dental e a redução no consumo de comidas e bebidas ácidas ajudam a reduzir as chances de ter sensibilidade nos dentes, além, claro, do acompanhamento com o dentista. O que não se deve fazer é ignorar a dor causada pela sensibilidade. Isto pode acarretar outros problemas de saúde na boca. Se a dor aumentar, por exemplo, você pode não escovar corretamente a região e, consequentemente, tornar o dente mais vulnerável à doenças gengivais e cáries.